cover
Ouça Ao Vivo

Vídeos

[DICAS DA VÉIA] -  SITUAÇÃO REAL DA VÉIA

[DICAS DA VÉIA] - SITUAÇÃO REAL DA VÉIA

Canal Véia na Roça tem o objetivo de dividir conhecimento sobre o plantio de ervas, receitas e comidas com pancs, terapias, criação animal, técnicas construtivas naturais e artesanato. Sempre de uma forma alegre, simples e direta

2 meses atrás Default
[DICA DE LIVRO DA SEMANA]  -  AS MARGENS E O DITADO - ELENA FERRANTE

[DICA DE LIVRO DA SEMANA] - AS MARGENS E O DITADO - ELENA FERRANTE

Em 2020, a The Oprah Magazine descreveu a amada e prestigiada romancista italiana Elena Ferrante como “um oráculo entre os autores”. Nos breves ensaios reunidos em As margens e o ditado, a autora fala sobre a própria jornada como leitora e escritora e oferece um raro olhar sobre as origens de seus caminhos literários. Escreve a respeito de suas influências, lutas e sua formação intelectual, descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de Emily Dickinson, Gertrude Stein, Ingeborg Bachmann e outras, Ferrante propõe, então, uma fusão do talento feminino. Ao discorrer sobre o tênue equilíbrio entre seu gosto por limites e organização ― por permanecer dentro das margens ― e seu desejo por desordem e clamor, ela indica uma passagem secreta para o processo de criação de suas obras mais conhecidas: a Tetralogia Napolitana, Dias de abandono, A filha perdida e A vida mentirosa dos adultos. A autora aborda como criou e quais as motivações de suas emblemáticas personagens Lenù e Lila, deixando pistas do quanto as duas incorporam o próprio dilema da literatura para Ferrante. As três palestras ― inicialmente escritas para os cidadãos de Bolonha, por ocasião das Umberto Eco Lectures ― e o ensaio composto para o encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e outros clássicos dão corpo a um livro ao mesmo tempo sutil e potente, de uma das maiores escritoras da atualidade. Um livro sobre aventuras na literatura, sejam elas dentro ou fora das margens. Ler Elena Ferrante é maravilhoso, conhecer como ela escreve é incrível. Acompanhe o vídeo!

3 meses atrás Default
[GLAUCO KELLER - ENTREVISTA] - SANDRA M. JOB

[GLAUCO KELLER - ENTREVISTA] - SANDRA M. JOB

Sandra M. Job tem muitas facetas. É professor universitária, atriz, dramaturga e escritora. Em todas elas, Sandra não deixa de ser política e de enxergar a necessidade de abordar temas que, outrora, são considerados tabus e evitados por muitos. Nessa entrevista a Glauco Keller, Sandra fala violência contra mulher, racismo e preconceito e como a escrita deve atuar no combate a todas essas agruras sociais.

3 meses atrás Default